Fies tem prazo prorrogado até dia 23

Foto: G1

Estudante que são beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), tem até dia 23 de novembro para renovar o contrato.

O Fies, prorrogou a data que era para o dia 16 de novembro, estendendo o prazo para dia 23. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique de fora. “Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, diz o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, em nota enviada pela autarquia.

Também foi ressaltado pelo FNDE que os alunos deveriam acessar logo e completar a renovação, não deixando para a última hora.

Alunos que utilizam o Fies, tem o dever de mensalmente renovar o contrato. Quando é necessário, o pedido de aditamento é feito pelas instituições de ensino para, depois, as informações serem validadas pelos estudantes no sistema.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Segundo a Caixa, aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018. O prazo para esses estudantes vai até 30 de novembro. O aditamento é feito no site da Caixa. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

O Fies trouxe uma novidade em 2018, alunos com renda familiar de até três salários mínimos, torna-se isento de juros. Nessa modalidade, o financiamento mínimo é de 50% , já o limite máximo semestral é de até R$ 42 mil que, é bancado pelo governo.

Diferentemente da modalidade Fies, o P-Fies é definido para pessoas que tem a renda familiar com cerca de três a cinco salários mínimos.

Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *