Hotel encerra sua atividade em Salvador

O hotel Bahia Othon Palace, que foi inaugurado em 1975, encerrou suas atividades em Salvador no último domingo (18), deixando 240 pessoas desempregadas. Porém, essa decisão sobre o encerramento das atividades não ficou restrito apenas para Salvador, em Belo Horizonte (MG), também aconteceu a mesma coisa.

O Bahia Othon foi oriundo de um plano para aquecer o turismo da capital baiana. “Naquela região [de Ondina], foram instalados vários hotéis”. Era um plano de turismo para Salvador. Aproveitou-se o fato de estar à beira mar para explorar o local. O Othon chegou a ser o hotel mais importante, um gigante do turismo, e uma das principais características dele foi ter fomentado indiretamente no turismo de negócio.

Já para os hóspedes, a notícia do fechamento era desconhecida. Porém entre os funcionários, que em sua maioria já trabalham no hotel há mais de 20 anos, o sentimento era de tristeza e incerteza sobre o futuro.

Além da demissão de mais de 240 funcionários, o trade turístico acredita que um dos maiores impactos do fechamento do Bahia Othon Palace Hotel é a perda de mais um Centro de Convenções na capital baiana.

O Centro de Convenções da Bahia (CCB) não tem um destino desde que desabou parcialmente, em 2016. Um novo Centro de Convenções – dessa vez do município de Salvador – está sendo erguido próximo ao antigo CCB, na orla da Boca do Rio, e será inaugurado no fim de 2019. Mas, agora, a cidade perde mais um espaço: o Centro de Convenções do Othon pode receber 2,5 mil pessoas.

Para uma parte dos 240 desempregados, provavelmente encontrarão emprego, pois a esperança de muitos deles é a contratação pelo novo hotel que irá inaugurar no Centro de Salvador no início de dezembro: o Fasano, que fica em frente à Praça Castro Alves.

A assessoria do Fasano confirmou nesta segunda-feira que recebeu um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e similares de Salvador e Região Metropolitana (Sindhotéis) para que entrevistas com os funcionários do Othon sejam realizadas. Eles confirmaram que o RH da empresa irá fazer o processo seletivo com os colaboradores. O Fasano não afirmou, no entanto, qual será o número de funcionários do novo hotel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *