Lula é denunciado por Lava Jato SP

O ex-presidente Lula, foi denunciado nesta segunda-feira (26) pela força-tarefa em São Paulo. A denúncia contra o petista esta relacionada a um suposto crime de lavagem de dinheiro.

De acordo com publicação do jornal O Estado de S. Paulo, a investigação aponta que Lula, usufruindo de seu prestígio internacional, influenciou em decisões do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que resultaram na ampliação dos negócios do grupo brasileiro ARG no país africano. Em troca, o presidente recebeu R$ 1 milhão dissimulados na forma de uma doação da empresa ao Instituto Lula.

Para o Ministério Público Federal (MPF), o repasse não foi doação, mas um pagamento de vantagem a Lula em virtude do ex-presidente do Brasil ter influenciado o presidente de outro país no exercício de sua função. O caso foi parar na Justiça Federal de São Paulo por ordem do então titular da Operação Lava Jato, Sergio Moro.

Além de Lula, o MPF denunciou ainda o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti Geo, pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Como Lula tem mais de 70 anos, o crime de tráfico de influência prescreveu em relação a ele.

As negociações começaram entre setembro e outubro de 2011. Segundo o MPF, Geo pediu a Lula para que interviesse junto ao presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, para que o governo continuasse realizando transações comerciais com a ARG, especialmente na construção de rodovias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *