Pratos da cozinha de Salvador

Salvador é o melhor destino do Brasil para conhecer toda a cultura Afro-brasileira, combinando sabores, danças e tradições nas ruas.

A história começa com o desembarque de escravos da África que os portugueses trouxeram para trabalhar e explorar a terra. Mas toda esta “mistura” de conhecimento e sabores gerou uma cozinha única que agradavelmente surpreende diariamente todos os baianos e turistas que visitam estas terras.

Os pratos mais típicos de Salvador podem ser desfrutados em lugares tradicionais como o  mercado de Sete Portas, a Feria de São Joaquim ou pequenos mercados de Santa Bárbara e São Miguel. Também nas praias e na área do Pelourinho, apesar dos preços às vezes serem mais elevados.

Confira as 5 melhores comidas típicas de Salvador:

1-Acarajé: Uma comida Afro-brasileira, relacionada ao culto do candomblé, onde este alimento faz parte dos rituais religiosos. O termo acarajé vem da palavra africana “ákara”, que significa bola de fogo fazendo referência à forma de preparação do mesmo.

Foto: reprodução

2-Moqueca de Peixe: É preparado com peixe, pimentas de várias cores, tomate, coentro, azeite de dendê e leite de coco. O resultado é uma delícia culinária única que só existe em Salvador.

Foto: reprodução

3-Vatapá: O mais comum é comer com o acarajé. Mas ele pode ser servido com camarões frescos, peixe, bacalhau e arroz.

4-Cocadas: É uma mistura de coco ralado com leite, canela, baunilha e leite condensado. Você vai encontrar várias cores e mais agregados, os típicos são de coco branco e leite condensado, ou um marrom, que precisa que o coco seja cozinhado antes.

5-Tapioca: Não é exclusivamente de Salvador, você pode encontrá-lo em todo o Nordeste brasileiro, mas nasceu aqui. Parece a uma panqueca fina, e pode ser recheado com queijo ou fruta, levando até o leite condensado ou leite de coco. Doce ou salgada, em ambas as opções tem um sabor delicioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *