Elevador Lacerda

Considerado o primeiro elevador urbano do mundo, o elevador Lacerda tem mais de 1 século, e um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico de Salvador proporciona uma bela vista da Baía de Todos-os-Santos.

Embora não fosse arquiteto, o baiano Antônio de Lacerda (1834 – 1885) criou e ergueu com a ajuda de seu irmão, o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda e financiado por seu pai Antônio Francisco de Lacerda, uma das mais importantes obras da Bahia, o elevador Hidráulico da Conceição, primeiro nome do Elevador Lacerda. Construído a partir de 1869 e inaugurado em 1873.

Como Salvador é dividida em duas partes (a cidade Baixa e a cidade alta), o elevador se tornou o principal meio de transporte entre elas. Possuindo duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura, o elevador tem capacidade total para 128 pessoas, nas quatro cabines, e a viagem dura 22 segundos.

Mesmo depois de muito tempo, ele continua sendo um dos meios de transporte mais importantes para o dia a dia da cidade, além de ter ser um importante cartão-postal de Salvador, que recebe turistas o ano inteiro. Além disso, Em 2015, a obra estampou um dos lados da moeda comemorativa de Salvador, lançada pelo Banco Central.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *