Festejos para Santa Luzia

Desde o início desta manhã, centenas de fiéis foram até a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro do Comércio, para fazer pedidos e agradecer a padroeira dos oftalmologistas e protetora da visão.

A primeira missa começou por volta das 6h15, seguidas por mais às 8h, 15h e 17h.  Mas, às 10h, haverá uma missa solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, e logo após, uma procissão com a imagem da santa pelas principais ruas do Comércio, até retornar à Matriz.

E no dia seguinte, sexta-feira (14), acontecerá uma missa na igreja matriz, às 9h, para agradecer pelos festejos e em memória das almas dos devotos falecidos.

Conheça um pouco da história:

A mãe de Luzia era muito doente e sofria com uma hemorragia por mais de 12 anos, onde médico nenhum conseguia curá-la. Luzia, então, teve a ideia de levar sua mãe a Catania, cidade onde está o túmulo de Santa Agata, a padroeira das doenças mamárias, para pedir com muita fé que a santa curasse a sua mãe, O dia da festa da Santa estava próximo e Luzia sentia que se sua mãe colocasse a mão no tumulo de Santa Agata, ficaria curada.

E após ler o evangelho e tocar no túmulo da santa, a mulher foi curada. Aparecendo logo em seguida para Luzia, e lhe disse:

“Luzia minha irmã, porque pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catanha foi beatificada por mim, assim também por seu meio, será salva a cidade de Siracusa”. Então, Luzia disse à mãe: Pela intercessão de S. Ágata, Jesus te curou. Nesse momento sua mãe sentiu que as forças lhe voltavam ao corpo e ficou curada.

E na igreja, localizada no Comércio, a gruta onde a água mina desde o século XVII, quando o templo ainda era uma pequena capela, é procurada pelos fiéis, que fazem fila para passar nos olhos, e até levar um pouco da água que corre durante todo o dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *