Kéfera é ovacionada após discutir feminismo no ‘Encontro com Fátima’

A youtuber e atriz, Kéfera Buchmann participou do programa Encontro com Fátima Bernardes nesta quinta-feira (13), para falar sobre feminismo. Em determinado momento o clima ficou tenso com respostas da atriz, depois de Fátima questionar um dos convidados, Wallace, da plateia sobre o que ele achava  da diferença de salários entre homens e mulheres na mesma função.

“Não. Salários diferentes na mesma função eu não concordo. É isso que eu estou falando”, argumentou o rapaz. “A gente também não!”, disse Fátima.

Então o rapaz replicou, “Elas brigando por isso tudo bem mas, por exemplo, eu estava fazendo uma peça em uma faculdade. O que aconteceu? Eu simplesmente toquei em uma feminista e disse ‘onde fica o banheiro?’. Ela olhou para mim, me encarou assim, parecia que seria uma cena da novela Beijo do Vampiro… Eu automaticamente enfiei o pé na jaca e disse ‘opa’. Não podia falar nada com ela, entendeu?”. Fátima e Lair Rennó argumentaram que há exceções.

E foi nesse momento que a youtuber e atriz Kéfera Buchmann, questionou o convidado, “Como é seu nome? Wallace? Wallace, o que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”.

“Não, em nenhum momento eu tô tentando explicar o feminismo…”, disse Wallace, na tentativa de se explicar.

Kéfera logo rebateu: “Agora você tá manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando o feminismo para vocês. Wallace, entenda. Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar. Você não tem que ensinar para gente, a gente sabe”.

Ao fim do programa, a atriz se pronunciou em seu instagram depois de ter recebido uma enxurrada de perguntas e críticas sobre ela ter sido grossa ou não com o convidado.

“Aos que acharam que o que eu respondi ao moço da platéia foi grosseria, não foi. Foi posicionamento perante MAIS UMA VEZ homem querendo explicar feminismo pra nós mulheres. E faz séculos que são os homens que vem nos “ensinando” sobre tudo e a gente já abaixou a cabeça por muito tempo. Engolimos todo o machismo e o patriarcado. Não mais. Homem ensinar feminismo não é lugar de fala , acho que tá na hora de ouvir a gente um pouquinho pra poder somar ao invés de argumentar e querer ir contra”, desabafou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *