A importância da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez um alerta à população, sobre a importância de ficar atento ao calendário de vacinação, principalmente no período de festas. Sendo contra a febre amarela, a mais necessária.

“A população precisa entender que todo mundo deve ter o calendário vacinal atualizado, independente do grupo de risco ou época do ano”, afirma a técnica de imunização da SMS, Ana Cláudia Pinto.

Centenas de pessoas foram infectadas em 2018, pela febre amarela, e a especialista fez mais um alertar, principalmente aos que desejam viajar durante a alta estação. “Ela é um agravo que ainda ocorre no Brasil. As pessoas devem manter seus calendários vacinais atualizados”, ressalta. Ela lembra ainda que alguns países exigem, para a entrada do viajante, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

E como vivemos infelizmente em um período em que a Fake News (notícia falsa), está muito grande, Ana Cláudia fez um apelo para a população. Que principalmente quando se trata de imunização, não acredite nesse tipo de notícias divulgadas nas redes sociais.

“Nosso sistema de vacinação é seguro. Existe um processo de identificação e investigação do paciente, caso ocorra algum problema inesperado. Antigamente, tínhamos um número muito alto de doenças e que, hoje, foi reduzido com a vacinação”, orientou.

Qualquer pessoa pode procurar uma das mais de 126 unidades de saúde do município para completarem o calendário vacinal; não precisa aguardar pelo início de uma campanha oficial. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *