Pontos turísticos de Salvador durante a Lavagem do Bonfim

A tradicional lavagem do Bonfim já acontece há 265 anos, uma história de fé e devoção que acontece nesta quinta-feira (17), e quem decidiu fazer o percurso, é bom usar protetor solar, tênis e beber muita água.

Uma caminhada de 8km entre a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Basílica do Senhor do Bonfim, que serve também para conhecer alguns pontos históricos da cidade.

Pontos turísticos:

Basílica da Conceição da Praia: fica na Rua da Conceição da Praia, no, Comércio. É o local de concentração e saída do cortejo principal até a Igreja do Bonfim. Às 8h está prevista a saída da 6ª Caminhada da Conceição da Praia (Lavagem de Corpo e Alma), do lado da igreja. 

Feira de São Joaquim: um dos trechos mais populares do percurso da festa é considerado a maior feira do livre do Estado. O local reúne uma enorme área de comércio popular e oferece artigos regionais.

Igreja dos Mares: fundada em 1871, a Paróquia de Nossa Senhora dos Mares foi construída pelos carmelitas. A atual igreja tem estilo neogótico (eclético), foi construída entre 1930 e 1956.

Obras Sociais Irmã Dulce: a pouco menos de 15 min da Igreja do Senhor do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, no Largo de Roma, estão as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Criadas em maio de 1959, as Obras são fruto do trabalho da freira baiana Irmã Dulce, conhecida como ‘Anjo Bom do Brasil’.

Basílica do Senhor do Bonfim: a história da criação da igreja veio de uma promessa Theodózio Rodrigues de Faria, capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, caso sobrevivesse a uma tempestade. A igreja teve suas obras iniciadas em 1746. No ano de 1773 iniciou-se a tradição da lavagem da Igreja, quando os integrantes da “Irmandade dos Devotos Leigos” obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim, no segundo domingo de janeiro, depois do Dia de Reis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *