26 AGO- DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE FEMININA

Mulheres ainda ganham menos, são as principais penalizadas pela gravidez, têm maiores dificuldades em alcançar cargos de liderança e também são minoria na política.

O Dia Internacional da Igualdade Feminina pode não ser tão conhecido como o Dia Internacional da Mulher, mas tem sua importância não apenas por comemorar as conquistas, mas também por lembrar por que ainda as mulheres precisam lutar.

Ele celebra o dia em que os Estados Unidos permitiram que as mulheres fossem às urnas pela primeira vez, em 1920. Essa conquista foi possível graças ao movimento sufragista, composto por mulheres de diversas classes sociais que chegaram a recorrer à desobediência civil para garantir o direito de votar.

A data representa mais um marco histórico das lutas das mulheres pelo sufrágio feminino, por direitos civis, por representatividade política e por igualdade. Este dia é uma importante oportunidade para sensibilizar as sociedades quanto à eliminação das desigualdades existentes entre homens e mulheres.

A data é uma importante oportunidade para sensibilizar as sociedades quanto à eliminação das desigualdades existentes entre homens e mulheres.

Você sabia que as mulheres que lutavam pelo direito do voto feminino ficaram conhecidas como SUFRAGISTAS e que elas são as responsáveis pelas primeiras conquistas de direitos femininos?

O movimento sufragista também representou a primeira onda do feminismo, luta histórica pela igualdade de gênero, que buscava, em sua primeira fase, garantir às mulheres o direito ao voto (sufrágio). Mas também estavam reivindicando os direitos femininos à educação, ao trabalho em suas áreas de atuação e ao divórcio.

O sufrágio feminino foi negado no início das eras democráticas, em razão do pensamento sexista da política, que mantinha o domínio político nas mãos dos homens e excluía as mulheres com base na prerrogativa preconceituosa de que as mulheres eram incapazes de atuar no meio político.

O primeiro país democrático a reconhecer o direito ao sufrágio feminino foi a Nova Zelândia, no ano de 1893. Em 1906, a Finlândia aprovou o sufrágio feminino.

As mulheres tiveram direito ao voto na Inglaterra em no ano de 1918. No Brasil, o direito ao voto feminino foi reconhecido em 1932.

A última das grandes potências modernas liberais europeias a reconhecer tal direito foi a França, no ano de 1945. Na Arábia Saudita, apenas em 2015 as mulheres conquistaram o direito de votar.

A igualdade de direitos entre homens e mulheres é uma luta relativamente recente na História.

No Brasil as mulheres somente conquistaram o direito ao voto em 1932.

Antes disso, ainda em 1929, na cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte, Alzira Soriano candidatou-se ao cargo de prefeita do município, com o apoio do Governador do Estado, Juvenal Lamartine. Alzira venceu as eleições e tornou-se a primeira mulher eleita para cargo político no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *