Pré-Carnaval da Família

Áttila Torres 

O Carnaval é uma festa que nasceu nas ruas e é feito para todas as idades e curtir em família pode ser ainda mais especial. Em Salvador a onda do momento são os blocos de rua no Circuito Acústico Sérgio Bezerra (do Farol da Barra ao Morro do Cristo) onde a folia pré-carnavalesca é regada por um repertório dedicado às tradicionais marchinhas e sambas.

A primeira marchinha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada “Ó Abre Alas”, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Durante a primeira metade do Século XX as marchinhas reinavam absolutas nos Carnavais. Nos anos 1950, em Salvador, o trio elétrico surgiu após Dodô e Osmar desfilarem pelas ruas da cidade com um antigo caminhão que continha instrumentos musicais na caçamba e amplificados por alto-falante. Eles fizeram um enorme sucesso.

Todavia, o nome “trio elétrico” somente foi utilizado um ano depois. Anos depois o trio elétrico conheceria nova transformação. Foi em 1979, quando Morais Moreira adicionou o batuque dos afoxés à composição. Novo sucesso foi dado aos trios elétricos, que passaram a ser adotados em várias partes do Brasil. Com isso o Carnaval de rua foi tomando proporções inimagináveis, até que ressurgiu uma demanda para a retomada dos clássicos festejos de rua em família.

O Bloco Amigos do Mestre (@blocoamigosdomestreoficial) foi criado em 2019 a partir de uma reunião de um grupo de amigos do Grão-Mestre de Taekwondo Áttilla Torres, bem como vários professores de educação física, atletas profissionais e amadores, com o objetivo de curtir as folias de rua e marchinhas tradicionais, unindo familiares e amigos onde todos possam participar de forma segura, resgatando o clima das antigas festas carnavalescas.

Os blocos de fanfarra sairão na noite de quarta-feira que antecede o Carnaval (19/02/2020) no Circuito Sérgio Bezerra de Carnaval Acústico. Maiores informações: https://www.sympla.com.br/bloco-amigos-do-mestre__751070

Para ir entrando no clima, acesse a PlayList do Bloco Amigos do Mestre no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/0Qynxf7KO0tOqaTKLzKDXg

 

Áttila Torres

Presidente do Podemos Esporte Bahia, Educador Físico, Gestor Esportivo, Administrador, Grão Mestre em Taekwondo. Condutor da Tocha Olímpica nas Olimpíadas do Rio 2016, Especialização nos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Notícias curtas, rápidas e exclusivas. Acesse a página principal do Política ao Vivo e fique bem informado no maior site baiano de conteúdo exclusivamente de política local.

O maior site de notícias exclusivamente da política baiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *