13 DE JUNHO – DIA DO TURISTA

 

13 DE JUNHO – DIA DO TURISTA

A atividade turística nos últimos anos tem sido de extrema importância no que diz respeito ao desenvolvimento e crescimento da economia mundial.

O Turismo detém hoje grande parte do PIB de muitos países que têm melhorado suas condições econômicas em decorrência do avanço que o setor tem proporcionado. lembrando que o turismo é uma economia limpa e que, quando bem planejada, gera inúmeros resultados positivos para todos os envolvidos.

A atividade turística pode constituir um investimento inicial gerador do processo ramificador da economia local, e por extensão, regional. O investimento planejado para o turismo gera maior desenvolvimento da cidade.

São inúmeras as vantagens sócio-econômicas e culturais além de outras que o Turismo pode proporcionar a todos os agentes econômicos envolvidos.

As vantagens se refletem das mais variadas formas. O emprego de mão-de-obra em geral ocupada na produção de bens e serviços aumentará consideravelmente, fazendo crescer a rentabilidade de famílias de menor poder aquisitivo.

A necessidade de mão-de-obra especializada, com a prestação de serviços diretos ao consumidor como guias, recepcionistas, recreacionistas, etc, incentivará a população local a se profissionalizar.

Com a movimentação dos turistas, o setor gastronômico, como restaurantes e lanchonetes terão a oportunidade de expandir seus empreendimentos e trará a possibilidade da criação de novos estabelecimentos e novos empregos.

Além disso, o transporte coletivo deverá se modernizar o que favorecerá não só os visitantes, mas também os próprios moradores.

Com a implantação e aperfeiçoamento do setor hoteleiro, haverá a geração de empregos e a movimentação do comércio devido aos produtos que os hotéis precisarão para atender aos hóspedes além do movimento decorrente dos turistas que circularão pela cidade em busca de presentes, lembranças, artesanatos entre outras curiosidades.

A inauguração de novos entretenimentos, que são essenciais para preencher a estada do turista na cidade, beneficiará também a população local.

A concorrência que se estabelecerá entre as empresas será benéfica, pois o aumento da produção de bens e serviços estimulará a competitividade entre os elementos da oferta, melhorando a qualidade dos serviços.

A atividade turística se caracteriza como um fator que contribui para a melhoria do nível e da qualidade de vida da população e para a prosperidade das empresas e economia local.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *