Home office e pandemia

Attíla Torres 

A conjuntura atual é desafiadora. Não existem respostas certas ou estratégias simples diante de cenários incertos, sobretudo quando esses cenários são resultantes de contextos mundiais. O isolamento social é ferramenta fundamental de contingência.

O novo coronavírus (Covid-19) colocou em xeque a maioria das esferas da nossa sociedade, principalmente a do trabalho. O mundo se move em outro ritmo. O isolamento social, voluntário ou involuntário, o cancelamento de eventos culturais e esportivos e o trabalho de casa parecem ser, até o momento, as melhores formas de combater a propagação da doença.

A forma de trabalho mudou, os relacionamentos mudaram, a forma de cumprimentar as pessoas mudou, nosso comportamento em casa e nas ruas, nos mercados, enfim, tudo mudou. Tudo isso faz com que os hábitos e prioridades de consumo das pessoas também mudem.

Importante ponderar que diante desse novo cenário e da alteração drástica no comportamento das pessoas, é necessário pensar quais ações tomar para reduzir riscos das operações e ampliar as chances de sobrevivência dos negócios.

Para não perder produtividade, repentinamente as empresas foram obrigadas a migrar para um modelo de trabalho online e remoto.

Porém, dentro de um inesperado quadro de contingência, o desafio se tornou ainda maior: as empresas precisam aprender a trabalhar remotamente com colaboradores que não estavam preparados para enfrentar esse novo formato de trabalho.

Trabalho remoto não é férias e não é trabalho de pijama. Existem técnicas e boas práticas que fazem com que o trabalho em casa seja tão produtivo quanto (ou mais produtivo que) o trabalho no escritório.

Busque o máximo de proximidade possível mesmo em condições de isolamento. Reuniões diárias no começo e final da jornada de trabalho podem ser um ótimo aliado daquele que preza pela produtividade do time remoto.

Agora também é um ótimo momento para retomar contatos e fazer novas parcerias. Em geral, as pessoas estarão em suas casas buscando alternativas de lidar com a crise e praticamente o dia todo conectadas aos meios de comunicação e redes sociais. Olhar e ponderar sobre determinadas ações para esse tipo de oportunidade na qual todas as partes envolvidas possam obter vantagens e crescimentos.

Além disso, existe um elevado potencial em trabalhar o relacionamento com seus atuais fornecedores e buscar, ao menos, uma flexibilização na forma de pagamento que possa ser oferecida ao seu cliente.

Por mais que tenham existido momentos de crise com fortes oscilações econômicas no passado, o cenário que enfrentamos atualmente não tem precedentes. Neste momento crítico, de mudanças radicais, cabe a pergunta: qual público-alvo enxerga ou pode enxergar valor no produto ou serviço é entregue pela minha empresa atualmente?

Ao longo dos últimos anos, muitas empresas se acomodaram e podem ter perdido oportunidade de criação de novos produtos e exploração de novos mercados. O desafio proposto aqui é encontrar novos grupos de pessoas, com características e comportamentos semelhantes, que tenham interesse em utilizar seu produto ou serviço.

Após análise do público-alvo, cabe analisar quais outros produtos ou serviços a sua empresa é capaz de entregar para agregar valor às suas jornadas e ajudá-los no alcance de um objetivo?

Por exemplo, se atualmente a sua empresa vende seus produtos ou serviços para clientes pessoa física (B2C), cabe pensar e considerar se existe uma forma criativa de oferecer esses mesmos produtos ou serviços para clientes pessoa jurídica (B2B)?

Por outro prisma: se atualmente você vendo seus produtos ou serviços para pessoas jurídicas (B2B), existe uma forma de oferece-los também para pessoas físicas (B2C)?

Importante pensar e considerar se existe a oportunidade de agregar algum serviço ao produto que você vende atualmente; ou se existe a oportunidade de agregar algum produto ao serviço que você oferece atualmente.

Esteja atento a oportunidade de novos públicos e mercados. Comece, por exemplo, oferecendo cupons para clientes que não conhecem sua marca, oferecendo condições exclusivas para aqueles são seus parceiros de longa data, e mesmo criando elos e consumindo produtos e serviços do comércio local.

São intensas as transformações do nosso tempo, que carregam consigo angústias, ansiedades, medos, mas também oportunidades. Vamos, então, aproveitar as oportunidades sabendo que uma coisa é certa: tudo isso vai passar!

E quando passar, seremos melhores, mais unidos e mais fortes do que somos atualmente. Todos estamos, juntos, atravessando esse momento de crise e, portanto, juntos, certamente, seremos mais fortes.

Presidente do Podemos Esporte Bahia, Educador Físico, Gestor Esportivo, Administrador, Grão Mestre em Taekwondo. Condutor da Tocha Olímpica nas Olimpíadas do Rio 2016, Especialização nos Estados Unidos e Coreia do Sul.

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