27 DE JUNHO – DIA NACIONAL DO PROGRESSO

 

27 DE JUNHO – DIA NACIONAL DO PROGRESSO

Esta data é uma homenagem a todos os direitos conquistados ao longo dos anos pelos brasileiros como cidadãos, além de representar todos os valores e objetivos da nação republicana.

Nesta data os brasileiros são convidados a refletir sobre o significado do lema da bandeira nacional: “Ordem e Progresso”, que simboliza a república nacional desde 1889.

A expressão Ordem e Progresso é uma forma abreviada do lema positivista formulado pelo filósofo francês Auguste Comte no século XIX:

O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” (em francês L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but.).

Seu significado é:

– O Amor deve sempre ser o princípio de todas as ações individuais e coletivas.

– A Ordem consiste na conservação e manutenção de tudo o que é bom, belo e positivo.

– O progresso é a consequência do desenvolvimento e aperfeiçoamento da Ordem.

Assim sendo, do desenvolvimento da Ordem resulta o Progresso individual, moral e social.

A doutrina positivista preconiza realização dos ideais republicanos: a busca e a manutenção de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país em diversas áreas.

Neste sentido, a palavra “Progresso” está relacionada com a ideia de melhorias e avanços, seja em questões sociais básicas para todos, como para o melhoramento econômico e tecnológico do país, bem como desenvolvimento intelectual, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *