Foto: Egi Santana

Comemoração a Nossa Senhora da Conceição da Praia

Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia é comemorada neste sábado (8), com celebrações que reuniram baianos e turistas na Basílica dedicada à santa, no bairro do Comércio, em Salvador. A missa solene presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e procissão foram pontos altos da festa, que ainda tem missa programada para até às 16h.

As homenagens para a Imaculada Conceição da Mãe de Jesus acontecem há mais de quatro séculos, e com o tema “Com a Virgem Maria proclamamos: ‘Santo é o seu nome’. Sede santos também vós”, ás 4h começou uma alvorada de fogos na Basílica do Comércio, e sete missas, sendo às 5h, 6h, 7h, 12h, 14h, 15h e 16h. Também realizada em outras igrejas, localizadas nos bairros de Itapuã, Valéria e Periperi.

No Candomblé, Nossa Senhora da Conceição é representada por Oxum, rainha das águas doces. E, desde 1550 é comemorado é a celebração religiosa mais antiga do Brasil. Onde a primeira capela do Comercio foi erguida em taipa, por pedidos de Tomé de Souza, que segundo relatos, ajudou na construção. Mas a igreja atual começou a ser erguida em 1739.

Depois que os fiéis participaram da celebração eucarística, foram para as ruas da Cidade Baixa conduzindo as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José. E no final, retornaram à Basílica para a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *