Salvador tem 372 igrejas

Embora muitos turistas venham para Salvador e aproveitem mais as praias, a capital conta com 372 igrejas, possuindo um rico roteiro para turismo religioso. Que pode começar pela Igreja do Bonfim. A tradição recomenda amarrar fitinhas na grade, pedir benção, proteção.

Perto do Bonfim fica o Memorial da Irmã Dulce. E na capela fica o túmulo da freira. Além da casa onde ela morou, que guarda a história de uma vida dedicada aos pobres.

Ao todo são catorze igrejas do roteiro religioso que ficam na região histórica da cidade e podem ser visitadas a pé, sem precisar caminhar muito. Algumas são praticamente vizinhas. A de São Pedro dos Clérigos fica ao lado da Igreja de São Domingos. E, em frente, está uma das mais ricas do Brasil: a Igreja de São Francisco, que é revestida por uma tonelada de ouro nas paredes, tetos e altares.

Essa raridade levou 103 anos pra ficar pronta. O mesmo tempo que os escravos precisaram pra construir, nas horas de folga, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.                                                         

Tem também a Igreja do Passo, que possui uma torre privilegiada com vista para o Pelourinho, o Elevador Lacerda e a Baía de Todos Os Santos.

E um dos mais antigos templos católicos do Brasil é a Catedral de Salvador. Construída pelos jesuítas, é um patrimônio das artes barroca, neoclássica, e da arquitetura religiosa do século XVII.

“Esse conjunto de igrejas belíssimas, uma mais bonita que a outra, não existe! A humanidade tem o direito de conhecer e se admirar dessas obras. E, tenho certeza, com essa admiração estarão louvando o senhor”, disse Dom Murillo Krieger, arcebispo de Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *