Artes marciais nas escolas refletem em economia para Serviço Público

Por Áttilla Torres

A prática de artes marciais e esportes de combate desde a infância ajuda na concentração, condicionamento físico, a socialização, a integração afetiva dos alunos, combatendo e auxiliando no desenvolvimento físico e intelectual, tendo reflexos na educação e formação das crianças, pois aprimoram o senso de igualdade entre indivíduos de raças, gêneros e condição sócio-econômica. Também afastam o fenômeno da violência, porque trabalham valores de disciplina, paciência, socialização, cooperação, respeito mútuo e observação a regras.

As artes marciais ensinam que, primeiramente, a competição deve acontecer dentro do próprio indivíduo, desafiando suas próprias desarmonias. Apenas uma vez dominados os desequilíbrios individuais é que o aluno poderá competir com outro. Como a competitividade é colocada de forma harmoniosa, os pequenos aprendem a lidar consigo próprios e com o outro, refletindo melhor sobre seus impulsos antes de atacar física ou verbalmente alguém.

Portanto, um dos grandes benefícios das artes marciais para crianças está na diminuição e controle da agressividade, incluindo casos de bullying e envolvimento com drogas (tanto no nível individual, bem como diminuição em casos de associações com traficantes e milícias), além da evolução do condicionamento físico e aumento da resistência, melhora da mobilidade das articulações e fortalecimento do sistema imunológico infantil.

O autocontrole e a naturalidade diante das mudanças é exercitado por meio da variedade de movimentos ensinada. A prática traz como resultados uma maior auto-estima, o alívio da insegurança e da timidez excessiva. Tudo isso ajuda estudante a melhorar o rendimento escolar, qualifica a convivência familiar e o círculo de amizades, atua na prevenção do uso de drogas e de agressões. Na prática, a criança aprende que as técnicas são de defesa, nunca de agressão. Valores estes que refletirão no desenvolvimento moral, desenvolvimento das competências emocionais, identidade social e grupal e formação pessoal para a cidadania.

Conforme palavras do Grão-Mestre Áttilla Torres (@attillatorres): “Além das vantagens individuais, a sociedade também terá como recompensa, cidadãos mais humanos, com melhor desempenho profissional e com valores morais mais arraigados”.

Portanto, o investimento em ensino de artes marciais nas escolas acaba também refletindo em economia para a Prefeitura, pois os alunos terão mais senso de comunidade, com menos chances de envolvimento com tráfico de drogas, armas e pessoas, por exemplo, o que resulta em diminuição da violência. Também resulta em diminuição de gastos com saúde, pois atletas têm melhor capacidade física.

Também há de se considerar que, principalmente em escolas públicas, o esporte pode dar maior visibilidade social, com reconhecimento dos alunos, dos professores e da comunidade. O esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inserção de todos. Outro benefício é que, com a prática esportiva desde a infância, também aumentam as chances de surgimento de atletas de ponta, que podem, inclusive, estarem habilitados para eventos internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *