15 DE JULHO – DIA NACIONAL DO HOMEM

 

15 DE JULHO – DIA NACIONAL DO HOMEM

Em 15 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem. Entretanto, essa mesma data é comemorada por muitas nações do exterior aos 19 dias do mês de novembro. Ambas as datas têm o propósito de conscientizar os homens da importância de cuidarem de seu corpo e de sua saúde.

Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao câncer de próstata, que atinge grande parcela da população masculina de todo o mundo. Outras doenças relacionadas com o uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade desse dia.

Outro dos objetivos da reflexão que propõe o Dia do Homem é a igualdade entre os gêneros masculino e feminino. O alvo principal dessa proposta é a mudança de comportamento com relação a muitas posturas colocadas por condutas machistas, que tendem a restringir o debate da valorização profissional e social da mulher e do papel fundamental que o homem desempenha nesse processo.

Além disso, há ainda a discussão sobre o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue o mesmo padrão comportamental do século passado, nem em seu seio familiar nem em seu trabalho ou na convivência com círculos de amigos, etc.

 

 

Você sabe o que é Andropausa?

É a queda dos níveis de testosterona no sangue, que ocorre entre 40 e 50 anos. A andropausa está relacionada com uma diminuição da capacidade sexual.

Alguns sintomas decorrentes dessa doença são depressão, nervosismo e irritabilidade, dificuldade para dormir, fadiga, ansiedade, dores e calvície.

Quais os cuidados que você tem com sua saúde?

Você faz exames periódicos?

 

 

A data de hoje tem como objetivo a conscientização dos homens da importância de cuidarem de sua saúde.

6 doenças que afetam mais os homens

  1. Doença A incidência da doença cardiovascular (DCV) é maior nos homens, especialmente em idades mais jovens, até aos 50 anos
  2. Tumores malignos da traqueia, brônquios e pulmão
  3. Câncer da próstata
  4. Cálculo renal
  5. Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

Quais os cuidados que você tem com sua saúde?

Você faz exames periódicos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *