Foto: Shutterstock

53% da população de Salvador estão acima do peso

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a maioria da população de Salvador está acima do peso.

Na capital, 53% da população estão acima do peso, e 19,5% estão obesos, segundo o Ministério da Saúde. Porém, apesar do número ser alto, a pesquisa também apontou que o número de obesos parou de crescer no país, registrando que as pessoas estão com hábitos mais saudáveis. Reveloando que o consumo de frutas e hortaliças cresceu 4,8% de 2008 a 2017, e que a prática de atividades físicas no tempo livre também cresceu, sendo 24,1% de 2009 a 2017, apontando ainda que caiu 52,8% o numero de pessoas que consomem refrigerantes e bebidas açucaradas, no período de 2007 a 2017.

“Mesmo com esta tendência a estabilidade com o crescimento de pessoas que praticam atividade física e que estão consumindo alimentos mais saudáveis, não podemos deixar de continuar vigilantes. A obesidade e o sobrepeso são portas de entrada para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que prejudicam a saúde da população e que poderiam ser evitadas”, alertou a diretora do Ministério da Saúde Fátima Marinho.

Nas 26 capitais e no Distrito Federal, a Vigitel realiza pesquisas telefônicas com maiores de 18 anos, sobre os assuntos relacionados à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *