Foto: Max Haack

Feriado da padroeira da Bahia

Nossa Senhora da Conceição, é considerada a padroeira da Bahia, e neste sábado (8), é feriado em Salvador. Os festejos de homenagem ocorrem no bairro do Comércio das 5h às 17h.

A prefeitura montou um esquema especial para que tudo ocorra bem no dia da celebração, por conta disso os transportes públicos terá um reforço, e o trânsito será modificado na região.

 

Transporte

Segundo a Secretaria de Ordem Pública (Semop), serão disponibilizados três veículos extras da frota reguladora, disponíveis na Estação da Lapa, das 15h às 22h. Os roteiros serão distribuídos entre Orla, Centro e Subúrbio, de acordo com a demanda.

Já as linhas que operam na região da festa terão o itinerário modificado, de acordo com as alterações realizadas pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).

 

Trânsito

A partir das 10h30 do sábado, durante a Procissão, a Transalvador interditará progressivamente o tráfego de veículos na rua Miguel Calmon, rua da Holanda, e avenida da França .

Será feita também proibição da circulação e do estacionamento de veículos, das 5h de sábado, 8, à 0h de domingo, 9, na avenida Lafayete Coutinho (avenida Contorno), entre o Solar do Unhão e a praça Visconde de Cayru, rua Conceição da Praia, ladeira da Conceição da Praia, rua Manoel Vitorino, rua Dionísio Martins, praça Visconde de Cayru, rua da Bélgica (trecho entre as ruas Portugal e Miguel Calmon), rua Corpo Santo e rua Santos Dumont.

Os veículos vindos da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a rua da Bélgica, avenida Estados Unidos, praça da Inglaterra, rua Pinto Martins e ladeira da Montanha.

Já os veículos vindos da avenida Lafayette Coutinho (avenida Contorno), com destino à Cidade Baixa, terão como opção de tráfego a ladeira do Gabriel e a ladeira dos Aflitos.

 

Elevador Lacerda

Começa a funcionar uma hora mais cedo, às 6h, para atender aos fiéis que irão para a missa e procissão pela manhã. O equipamento fecha às 22h, horário normal de sábado e feriado.

 

Saúde

Haverá uma ambulância estacionada ao lado da Igreja Conceição da Praia, das 6h às 18h. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris irá operar com um esquema de profissionais reforçado para atender eventuais transferências de pacientes vindos da festa.

 

Fiscalização e Segurança

Cerca de 80 fiscais de comércio irão trabalhar durante a festa, sendo 28 desde a sexta-feira (7), das 20h às 7h, e mais 52 no sábado, das 7h às 19h. Outros quatro agentes de fiscalização trabalham no combate à poluição sonora.

A Guarda Civil Municipal (GCM) será reforçada em 30 agentes, na região do Elevador Lacerda e na área da festa. Os números podem aumentar, conforme a demanda dos órgãos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *