Atenção quando for beijar nas festas

Junto com o verão, chegam inúmeras festas. Embora pareça ser muito bom, é necessário ficar atento às doenças, principalmente na hora de sair beijando na boca.

Se a defesa imunológica da pessoa estiver enfraquecida, o corpo pode pegar algumas doenças. E a mais comum é a candidíase, o famoso sapinho. Ela é causada por um fungo e aparecem na forma de vermelhão, ardência e pequenas feridas no canto da boca. As mais graves são as infecções causadas pelos vírus da família dos herpes.

O herpes bucal ataca os lábios e a região ao redor. Mas também podem aparecer feridas dentro da boca e na gengiva. Tem mais, a troca de saliva pode gerar ainda a mononucleose infecciosa, que provoca febre e faringite e se manifesta em pequenas manchas no céu da boca, infecções na gengiva e úlceras parecidas com aftas. Apesar de raro, até a tuberculose pode ser transmitida pela saliva.

Mas sem neuras, esses problemas não são frequentes. Se a pessoa está saudável, o organismo se defende das centenas de vírus, fungos, protozoários e bactérias, que se alojam principalmente entre a gengiva e os dentes quando a gente beija alguém. Então, uma bela higiene bucal é vital.

Desde fazer coisas básicas, como escovar bem os dentes e usar fio dental, até para reduzir o risco de você estar com um tremendo bafo e espantar aquele gatinho (a).

 Quem usa piercings na língua ou no lábio também deve ficar esperto. Beijo na boca só após a cicatrização e a higienização correta. Tomando os devidos cuidados, é só partir para o abraço. Quer dizer, para o beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *