DIA 28 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DO HAMBÚRGUER

DIA 28 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DO HAMBÚRGUER

Hoje é dia do hambúrguer.

Existem diversas versões sobre sua origem: os discos de carne teriam sido inventados em Hamburgo (Alemanha), onde a carne temperada era consumida crua. Mas o lanche tomou sua forma nos EUA, quando o prato da forma como conhecemos passou a ser preparado no começo do século XX, com o acréscimo do pão e outros ingredientes.

Há tempos que o hambúrguer deixou de ser um prato de fast food para ganhar espaço nos restaurantes do mundo todo como opções gourmet, mas a verdade é esta: é difícil não se apaixonar por um hambúrguer suculento, seja ele de carne, frango, peixe ou mesmo vegetariano.

Fora os tradicionais de carne, existem diversas opções de hambúrguer: berinjela, grão-de-bico, lentilha…

Aqui algumas receitas bastante diferentes de hambúrgueres gourmets

 

RECEITA DE HAMBÚRGUER DE BERINJELA

Ingredientes:

  • 2 Berinjelas grandes (600 g)
  • ½ xícara de Farinha de mandioca fina (90 g)
  • ½ xícara de Cebolinha fresca picada (35 g)
  • 1 colher de sopa de Óleo vegetal (15 ml) + um pouco para fritar
  • 2 dentes de alho picado (10 g)
  • 1 colher de chá de Páprica defumada –  – (3 g)
  • 1 colher de chá de Sal (5 g)

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 200 ºC

Lave bem e seque as berinjelas. Corte em cubinhos e transfira para uma assadeira. Não precisa descascar, mas caso você não gosta da casca pode tirar. Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até murchar e ficar macia. Mexa na metade do tempo para os pedaços assarem por inteiro. Tire do forno e espere esfriar.

Envolva ou pedaços de berinjela com um pano de prato limpo e seco, e pressione com as mãos para sair o excesso de água. Reserve. 

Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho até dourar. Adicione a berinjela, a cebolinha, o sal e a páprica defumada. Refogue ligeiramente. Transfira para um processador e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a farinha de mandioca e bata novamente até incorporar.

Separe a massa em seis porções e modele os hambúrgueres, formando bolinhas e depois achatando. Aqueça um frigideira com um fio de azeite e frite os hambúrgueres dos dois lados até dourar.

Dicas:

  • Você pode servir este hambúrguer no pão, acompanhado de alface, tomate, cebola roxa e patê de sementes.
  • Se preferir, asse os hambúrgueres. Para isso, leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos.
  • Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene eles sem fritar em um recipiente, separados por folhas de papel manteiga ou por filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados. Quando for preparar, retire do freezer 1 hora antes para descongelar, assim irão fritar uniformemente.
  • A farinha de mandioca pode ser substituída pela farinha de rosca na mesma quantidade, neste caso os hambúrgueres irão conter glúten.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *